Vamos Falar sobre carência nos planos de saúde?

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Os planos de saúde empresariais, individuais ou familiares, são uma excelente alternativa para quem busca um atendimento médico de qualidade e mais rápido. No entanto, para ter acesso aos serviços, é necessário aguardar um período de carência do plano de saúde escolhido, que é o tempo em que o beneficiário não pode utilizar alguns serviços, mesmo já tendo o contrato em vigência.

As carências dos planos de saúde existem para garantir a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar e evitar que pessoas contratem um plano de saúde apenas para realizar procedimentos caros e complexos e, em seguida, cancelem o mesmo. O objetivo das carências é fazer com que o beneficiário se mantenha no plano por um tempo mínimo, o que ajuda a equilibrar a relação custo-benefício para as operadoras de saúde.

As carências nos planos de saúde são regulamentadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e variam de acordo com o tipo de serviço a ser utilizado. Os prazos máximos estabelecidos para carência nos planos de saúde pela ANS são:

  • 24 horas para atendimentos de urgência e emergência;
  • 30 dias para consultas, exames simples e terapias;
  • 180 dias para cirurgias e internações eletivas;
  • 300 dias para partos.

Alguns planos de saúde podem oferecer carências menores ou maiores do que as estabelecidas pela ANS. Por isso, é importante verificar as informações contidas no contrato do plano antes de contratá-lo.

Vale lembrar que as carências são aplicáveis apenas a novos beneficiários e não se aplicam a quem já possui um plano de saúde familiar, individual ou empresarial. Além disso, as carências são contadas a partir da data de assinatura do contrato, e a operadora de saúde não pode exigir o cumprimento de carências em casos de urgência ou emergência.

A duração das carências nos planos de saúde, é um fator importante a ser considerado no momento da escolha do prestador desse serviço. É preciso verificar se o plano oferece prazos razoáveis e compatíveis com as necessidades de cada beneficiário. Por isso, contar com a ajuda de um consultor especialista pode ser essencial para que você contrate o melhor custo x benefício e esteja ciente e bem orientado de todos os prazos.

É importante lembrar que as carências nos planos de saúde em geral, são uma forma de garantir a qualidade e a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar. Ao contratar um plano de saúde, o beneficiário deve estar ciente das regras e prazos de carência estabelecidos e cumprir com suas obrigações contratuais para garantir o melhor atendimento possível.

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