ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER.

Home / Artigos

Estamos fechando o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher!

E não poderíamos deixar de falar sobre a saúde da mulher que é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”

É de grande relevância que se tome consciência da importância de promover a atenção integral à saúde das mulheres em todos os ciclos de vida. Vale lembrar que o autoexame para detecção precoce de nódulos nas mamas, exercícios físicos e alimentação balanceada são indicados em todas as fazes da vida. Assim como, não fumar e ingerir bebidas alcoólicas com moderação.

Abaixo listamos quais outros pontos de atenção que a mulher deve ter em cada um dos ciclos:

12 aos 15 anos – Primeira visita a um médico especialista ginecológico e atenção às alterações hormonais.

20 anos – Início de acompanhamento médico regular e vacinação contra o HPV, exames periódicos de Sangue e Papanicolau (detecta alterações nas células do colo do útero)

30 anos – Atenção a gestação e pré-natal quando grávida, prevenção de doenças e exames de acompanhemos periódico e de caráter preventivo (Mamografia, Ultrassom, Colesterol, Triglicerídeos, Hormônios e Glicose)

Acima dos 40 anos – Acompanhamento hormonal para tratamento da pré-menopausa e realizar outros acompanhamentos médicos preventivos com exames Proctológico, Ultrassom pélvico, Fundo de olho e Densitometria Óssea. A fase da menopausa, pode requerer terapias e acompanhamentos nutricionais também!

Acima dos 50 anos – A mulher deve estar atenta aos sinais do corpo e quaisquer alterações mesmo que pareçam inofensivas. É recomendado que se faça Check Up completo anualmente.

E encerramos esse artigo com a pergunta central: você mulher, tem cuidado da sua saúde de forma global? Se cuidar é o ato de amor pela pessoa mais importante desse mundo: Você!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SONO SAUDÁVEL

Você sabia que o nosso corpo precisa repor suas energias pela alimentação E, também, pelo sono? Exatamente por isso, hoje, queremos te perguntar: como anda

Leia Mais »